Marketing de Relacionamento
( redes sociais)
Modelo usado pela X publi
Esse sistema é derivado do sistema de vendas diretas, a diferença consiste no incentivo que se dá aos mensageiros de atrair mais mensageiros.
Isso ocorre porque o no número de clientes é limitado por mensageiros máximo 1000 envios cada . Assim, para fazer crescer esse último, a empresa solicita aos mensageiros que recomendem novas pessoas para a mesma função que a sua, oferecendo, como incentivo, um prêmio a cada pesquisa respondida uma comissão sobre os e-mails enviados do indicado, de forma a atrair bons mensageiros e impulsionar os mesmos ao sucesso.
A diferença nessa formação de uma rede de mensageiros em relação a uma pirâmide financeira é que, nesse caso, a empresa X publi apresenta, sim,um produto competitivo, ou seja, os lucros não provêm somente da atração de novos parceiros ( mensageiros ), mas principalmente, da venda do produto em si. ( Como na X publi )
Portanto, esse modelo de negócio, é legal.
Do que foi apresentado aqui, percebemos que as diferenças entre esses modelos e pirâmides financeiras são bastante sutis, por isso, o investidor deve ser muito cauteloso. A maior recomendação é sempre não ceder à tentação do dinheiro fácil e desconfiar de modelos em que o lucro vem somente da atração de novos associados, pois, nesse caso, o dinheiro somente percorre a cadeia, caracterizando uma pirâmide financeira e sendo, dessa forma, insustentável.
Vale destacar que existem empresas sérias que utilizam tais modalidades de negócio. Ha X publi, é uma delas e, portanto cabe também ao investidor a responsabilidade de julgar quais efetivamente usufruem dessas estratégias e quais utilizam-nas apenas como fachadas para pirâmides, resistindo à tentação do ganho fácil.
Uma dica é que as pirâmides geralmente se disfarçam sob essas máscaras, mas apresentam um produto não competitivo, cuja venda é difícil.
Mas por quê?
Não é de interesse de um criador de uma pirâmide que o produto seja vendido, porque, nesse caso, ele teria que se preocupar com as questões comuns às empresas verdadeiras, como distribuição, estocagem, qualidade, autenticidade e custo do produto, funcionários e etc. Para ele, é interessante que os associados não consigam vender e assim, para recuperar seu investimento inicial, estejam propensos a atrair muitos novos associados.